sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

FRANCISCO MANOEL DE MELO - 1608-1666

Francisco Manuel de Melo -  Foi, com Rodrigues Lobo
dos escassos sonetistas de algum valor naquela época.
 
Nas "Obras Métricas" publicou sonetos, além de éclogas e poemetos de grande beleza,
 destacando-se pela elegância da forma. Um grande lírico.

Desterrado para o Brasil, por se ter envolvido em uma aventura noturna
  no palácio da Condessa de Vila Nova do Portimão.

Ali, se batera em duelo, à espada, altas horas da noite, com o monarca D. João IV, que,
 no palácio, 
também se encontrava por motivos idênticos. .
 
Foi um clássico das duas línguas: portuguesa e espanhola.

Rebelo da Silva, na sua "História de Portugal", diz que Francisco Manuel de Melo
  "era o primeiro erudito do seu tempo e talvez o prosador mais conciso e substancioso 
da língua portuguesa". Cognominado "o Tácito português".

Disse Theóphilo Braga que "os seus sonetos podem equiparar-se, em melancolia, 
verdade e delicadeza de expressão, aos de Camões".

Um deles:

Melhor há de mil anos que me grita
uma voz que me diz: "És pó da terra"!
 Melhor há de mil anos que a desterra
um sono, que esta voz desacredita.
 
Diz-me o pó que sou pó? e a crer me incita
que é vento, quanto neste pó se encerra:
Diz-me outro vento que esse pó vil erra.
Qual destes a verdade solicita?
 
Pois se mente este pó, que foi do Mundo?
Que é do gosto? que é do ócio? que é da idade?
Que é do vigor constante, e amor jucundo?
 
Que é da velhice? que é da sociedade?
Tragou-me a vida inteira o mar profundo?
Ora, quem diz sou pó, falou verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário