sábado, 11 de dezembro de 2010

VIRGÍNIA VITORINO - 1898-1967

Virgínia Vitorino - Uma das mais populares poetisas de Portugal.
 
Sonetista notável. Alma vibrante e plena de sentimento. Escritora de teatro, professora.

Reproduzimos, a seguir, um lindo soneto de sua autoria:
 
Não venhas ver-me, não! De que servia?
Nem eu tenho coragem para tanto.
Gostava muito, sim, mas todo o encanto
da tua grande ausência acabaria.
 
É tornar-te a perder. Num certo dia,
 tu partes novamente, e todo o pranto,
ou pouco ou muito - não importa quanto -
nunca o compensa uma hora de alegria.
 
Mas se eu não posso ter outro desejo!
Se eu, não te vendo a ti, nada mais vejo!
Como é que, sendo assim, não te hei-de ver?
 
  Responde-te a minha alma comovida:
- Vale mais ter um mal por toda a vida
do que alcançar um bem para o perder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário