domingo, 26 de dezembro de 2010

JOSÉ RÉGIO - 1901-1969



José Régio - Pseudônimo do Dr. José Maria dos Reis Pereira.
Prosador, romancista, ensaísta, crítico, teatrólogo, professor e poeta.

Lembra Jânio Quadros que ele foi "o poeta dos dramas pessoais, dos problemas e conflitos do homem moderno".

Ostentamos, dele, o soneto "Lázaro":
 
Por damascos e púrpuras de rei,
despi, lá fora, os meus vestidos velhos;
 e, entre o tumulto, as luzes e os espelhos,
 insólito conviva, eu me assentei.
 
Erguendo a taça de cristal, brindei;
 quebrei a taça de cristal nos joelhos...
E, apertando nas mãos lírios vermelhos.
 ensaiei risos fúteis e cantei.
 
Assim vós me julgastes um dos vossos.
 A mesa do festim me recebeu,
me coroaram de hera em flor os moços.
 
E, quando toda a orgia adormeceu,
só eu! Só eu me vi roendo os ossos
 desse banquete que não era meu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário